Reportagem:
Revista Brasileira de Educação Especial
Print version ISSN 1413-6538
Rev. bras. educ. espec. vol.13 no.3 Marília Sept./Dec. 2007
doi: 10.1590/S1413-65382007000300010
RELATO DE PESQUISA
Atitudes parentais em relação à educação inclusiva
Parental attitudes toward inclusive education
Altemir José Gonçalves BarbosaI; Daniella Collado RosiniII; Alessandra Almeida PereiraIII
IDoutor em Psicologia: Ciência e Profissão – PUC-Campinas. Mestre em Psicologia Escolar – PUC-Campinas. Professor do Departamento de Psicologia da UFJF
IIPsicóloga formada pela USJT. E-mail: danirosibr@yahoo.com
IIIPsicóloga formada pela USJT. E-mail: alessandra.pereira1@gerdau.com.br
Endereço para correspondência
RESUMO
Com o objetivo de descrever as atitudes parentais em relação à inclusão escolar, 445 pais de alunos de primeira à quarta série do ensino fundamental de duas escolas municipais da cidade de São Paulo, responderam um questionário e uma escala de atitudes tipo Likert denominada Inventário Geral de Atitudes quanto à Educação Inclusiva (IGAEI). Participaram do estudo 169 (37,98%) pais de alunos com necessidades educacionais especiais em processo de inclusão (G1) e 276 (62,02%) progenitores de discentes que, de acordo com as instituições, não possuíam tal característica (G2). Os instrumentos foram aplicados coletivamente em reunião de pais e mestres com resposta individual. Os resultados obtidos revelam que ambos os grupos de pais tendiam a possuir atitudes favoráveis em relação à educação inclusiva. Porém, as atitudes dos pais de estudantes com necessidades educacionais especiais eram mais favoráveis à inclusão. São apresentados, ainda, resultados referentes a outras variáveis pesquisadas, como, por exemplo, tipos de necessidades educacionais em processo de inclusão. O estudo tende a corroborar resultados obtidos em pesquisas realizadas em outros países, ainda que algumas discrepâncias tenham sido percebidas. Conclui-se enfatizando a necessidade de mais pesquisas sobre o tema no contexto brasileiro e ressaltando a importância dos pais no desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos.
Palavras-chave: educação inclusiva; atitude dos pais; aluno com necessidades especiais; escala de avaliação.
ABSTRACT
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