terça-feira, 2 de outubro de 2012

Atividade com o tema da revista sobre Inclusão de crianças especiais

Propôr que seja conscientizado às crianças sobre as necessidades de algumas delas, estimulando-os à tratá-los igualmente.Exemplo: fazer brincadeiras de estímulo ao desenvolvimento motor de maneira a serem cooperativos e solidários ajudando-os e sendo persistentes nas tarefas.
Reportagem:

Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Rev. bras. educ. espec. vol.13 no.3 Marília Sept./Dec. 2007

doi: 10.1590/S1413-65382007000300010 

RELATO DE PESQUISA

Atitudes parentais em relação à educação inclusiva

Parental attitudes toward inclusive education


Altemir José Gonçalves BarbosaI; Daniella Collado RosiniII; Alessandra Almeida PereiraIII
IDoutor em Psicologia: Ciência e Profissão – PUC-Campinas. Mestre em Psicologia Escolar – PUC-Campinas. Professor do Departamento de Psicologia da UFJF
IIPsicóloga formada pela USJT. E-mail: danirosibr@yahoo.com
IIIPsicóloga formada pela USJT. E-mail: alessandra.pereira1@gerdau.com.br

Endereço para correspondência



RESUMO
Com o objetivo de descrever as atitudes parentais em relação à inclusão escolar, 445 pais de alunos de primeira à quarta série do ensino fundamental de duas escolas municipais da cidade de São Paulo, responderam um questionário e uma escala de atitudes tipo Likert denominada Inventário Geral de Atitudes quanto à Educação Inclusiva (IGAEI). Participaram do estudo 169 (37,98%) pais de alunos com necessidades educacionais especiais em processo de inclusão (G1) e 276 (62,02%) progenitores de discentes que, de acordo com as instituições, não possuíam tal característica (G2). Os instrumentos foram aplicados coletivamente em reunião de pais e mestres com resposta individual. Os resultados obtidos revelam que ambos os grupos de pais tendiam a possuir atitudes favoráveis em relação à educação inclusiva. Porém, as atitudes dos pais de estudantes com necessidades educacionais especiais eram mais favoráveis à inclusão. São apresentados, ainda, resultados referentes a outras variáveis pesquisadas, como, por exemplo, tipos de necessidades educacionais em processo de inclusão. O estudo tende a corroborar resultados obtidos em pesquisas realizadas em outros países, ainda que algumas discrepâncias tenham sido percebidas. Conclui-se enfatizando a necessidade de mais pesquisas sobre o tema no contexto brasileiro e ressaltando a importância dos pais no desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos.
Palavras-chave: educação inclusiva; atitude dos pais; aluno com necessidades especiais; escala de avaliação.

ABSTRACT

Nenhum comentário:

Postar um comentário