quarta-feira, 3 de outubro de 2012
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Atividade com o tema da revista sobre Inclusão de crianças especiais
Propôr que seja conscientizado às crianças sobre as necessidades de algumas delas, estimulando-os à tratá-los igualmente.Exemplo: fazer brincadeiras de estímulo ao desenvolvimento motor de maneira a serem cooperativos e solidários ajudando-os e sendo persistentes nas tarefas.
Reportagem:
Atitudes parentais em relação à educação inclusiva
Parental attitudes toward inclusive education
Altemir José Gonçalves BarbosaI; Daniella Collado RosiniII; Alessandra Almeida PereiraIII
IDoutor em Psicologia: Ciência e Profissão – PUC-Campinas. Mestre em Psicologia Escolar – PUC-Campinas. Professor do Departamento de Psicologia da UFJF
IIPsicóloga formada pela USJT. E-mail: danirosibr@yahoo.com
IIIPsicóloga formada pela USJT. E-mail: alessandra.pereira1@gerdau.com.br
Endereço para correspondência
RESUMO
Com o objetivo de descrever as atitudes parentais em relação à inclusão escolar, 445 pais de alunos de primeira à quarta série do ensino fundamental de duas escolas municipais da cidade de São Paulo, responderam um questionário e uma escala de atitudes tipo Likert denominada Inventário Geral de Atitudes quanto à Educação Inclusiva (IGAEI). Participaram do estudo 169 (37,98%) pais de alunos com necessidades educacionais especiais em processo de inclusão (G1) e 276 (62,02%) progenitores de discentes que, de acordo com as instituições, não possuíam tal característica (G2). Os instrumentos foram aplicados coletivamente em reunião de pais e mestres com resposta individual. Os resultados obtidos revelam que ambos os grupos de pais tendiam a possuir atitudes favoráveis em relação à educação inclusiva. Porém, as atitudes dos pais de estudantes com necessidades educacionais especiais eram mais favoráveis à inclusão. São apresentados, ainda, resultados referentes a outras variáveis pesquisadas, como, por exemplo, tipos de necessidades educacionais em processo de inclusão. O estudo tende a corroborar resultados obtidos em pesquisas realizadas em outros países, ainda que algumas discrepâncias tenham sido percebidas. Conclui-se enfatizando a necessidade de mais pesquisas sobre o tema no contexto brasileiro e ressaltando a importância dos pais no desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos.
Palavras-chave: educação inclusiva; atitude dos pais; aluno com necessidades especiais; escala de avaliação.
ABSTRACT
Reportagem:
Revista Brasileira de Educação Especial
Print version ISSN 1413-6538
Rev. bras. educ. espec. vol.13 no.3 Marília Sept./Dec. 2007
doi: 10.1590/S1413-65382007000300010
RELATO DE PESQUISA
Atitudes parentais em relação à educação inclusiva
Parental attitudes toward inclusive education
Altemir José Gonçalves BarbosaI; Daniella Collado RosiniII; Alessandra Almeida PereiraIII
IDoutor em Psicologia: Ciência e Profissão – PUC-Campinas. Mestre em Psicologia Escolar – PUC-Campinas. Professor do Departamento de Psicologia da UFJF
IIPsicóloga formada pela USJT. E-mail: danirosibr@yahoo.com
IIIPsicóloga formada pela USJT. E-mail: alessandra.pereira1@gerdau.com.br
Endereço para correspondência
RESUMO
Com o objetivo de descrever as atitudes parentais em relação à inclusão escolar, 445 pais de alunos de primeira à quarta série do ensino fundamental de duas escolas municipais da cidade de São Paulo, responderam um questionário e uma escala de atitudes tipo Likert denominada Inventário Geral de Atitudes quanto à Educação Inclusiva (IGAEI). Participaram do estudo 169 (37,98%) pais de alunos com necessidades educacionais especiais em processo de inclusão (G1) e 276 (62,02%) progenitores de discentes que, de acordo com as instituições, não possuíam tal característica (G2). Os instrumentos foram aplicados coletivamente em reunião de pais e mestres com resposta individual. Os resultados obtidos revelam que ambos os grupos de pais tendiam a possuir atitudes favoráveis em relação à educação inclusiva. Porém, as atitudes dos pais de estudantes com necessidades educacionais especiais eram mais favoráveis à inclusão. São apresentados, ainda, resultados referentes a outras variáveis pesquisadas, como, por exemplo, tipos de necessidades educacionais em processo de inclusão. O estudo tende a corroborar resultados obtidos em pesquisas realizadas em outros países, ainda que algumas discrepâncias tenham sido percebidas. Conclui-se enfatizando a necessidade de mais pesquisas sobre o tema no contexto brasileiro e ressaltando a importância dos pais no desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos.
Palavras-chave: educação inclusiva; atitude dos pais; aluno com necessidades especiais; escala de avaliação.
ABSTRACT
Trabalhando com Registros Virtuais:Uso da rádio na escola
Fazer um projeto de rádio escolar,e com a ajuda dos alunos formar uma comissão,se necessário,até mesmo com eleição para eleger locutores, nome da rádio os programas,informativos,enfim que haja um modo de manter os alunos informados,integrados e interagindo no espaço escolar.
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
A idéia de usar jogos como ferramenta principal de aprendizado continua muito controvertida e, ao mesmo tempo, muito desconhecida.
Da mesma forma como a disseminação do uso de computadores é algo relativamente recente, o uso de jogos na educação também ainda está em seus primórdios, mas já apresenta grandes potencialidades.
Uma educação baseada nos jogos de computador pode gerar uma mudança drástica nos mecanismos educacionais, ou, no mínimo, ser uma ferramenta de grande importância para os educadores.
O grande apelo dos jogos de computador é o envolvimento pessoal que os estudantes têm nas tarefas que aparecem nas telas, além de possibilitar um aprendizado bastante divertido.
Estimula o contato das crianças com a linguagem da Internet, com jogos e adivinhas; possibilita o senso de presença e companhia, já que é interativo, incentivando o espírito de equipe e o sentimento de participação.
Uma educação baseada nos jogos de computador pode gerar uma mudança drástica nos mecanismos educacionais, ou, no mínimo, ser uma ferramenta de grande importância para os educadores.
O grande apelo dos jogos de computador é o envolvimento pessoal que os estudantes têm nas tarefas que aparecem nas telas, além de possibilitar um aprendizado bastante divertido.
Estimula o contato das crianças com a linguagem da Internet, com jogos e adivinhas; possibilita o senso de presença e companhia, já que é interativo, incentivando o espírito de equipe e o sentimento de participação.
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