domingo, 26 de setembro de 2010

PROPOSTA DE ATIVIDADE COM A NOTÍCIA DO JORNAL.

Propôr que os alunos, após aula expositiva e de conscientização, com o auxílio da escola produza panfletos e palestras  ressaltando a importância da preservação da natureza, destacando os males das queimadas desordenadas; o desperdício da água,etc.Encerra-se plantando-se mudas de árvores na região

reportagem do jornal O Globo:Obra em estrada leva à descoberta de 5 geoglifos em RO

Obra em estrada leva à descoberta de cinco geoglifos em Rondônia

Desenhos ancestrais no solo são mistério para arqueólogos.
'Seguramente há mais', diz especialista do Iphan.
Dennis Barbosa Do Globo Amazônia, em São Paulo

O asfaltamento da rodovia BR 429, que liga Ji-Paraná a Costa Marques, no oeste de Rondônia, levou à descoberta de cinco desenhos gigantes no solo, chamados pelos arqueólogos de geoglifos. A existência dessas figuras ancestrais nesta parte do estado é novidade, e ainda há pouca informação sobre como foram feitas e com qual finalidade.

Os geoglifos do entorno da BR 429 foram encontrados este ano por técnicos da empresa que faz o levantamento arqueológico necessário para conseguir o licenciamento ambiental da obra.

Siga o Globo Amazônia no Twitter



Ao identificarem as estruturas, decidiram acionar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que confirmou se tratarem de estruturas construídas pelo homem.

“Seguramente há mais. Seria necessário usar outra tecnologia para localizá-las”, diz Francisco Pugliese, arqueólogo do Iphan que fez a análise dos geoglifos. As estruturas só são identificáveis em imagens de satélite quando a floresta é removida. Para observar os desenhos em solo ainda recoberto de mata, será necessário usar tecnologia de radar.

Acre e Amazonas

Com o avanço do desmatamento e a popularização das imagens de satélite na internet, muitos desenhos têm sido descobertos no solo da Amazônia. Até agora, já são cerca de 300 geoglifos registrados no Acre e no Amazonas.

Desde a década de 1970, quando cientistas perceberam a existência dos geoglifos brasileiros, essas formas geométricas intrigam arqueólogos. Não está claro como foram construídos, nem se tinham finalidade religiosa ou de proteção.

Pugliese aponta, por exemplo, que as figuras de Rondônia tendem a ser arredondadas, em contraposição às encontradas no Acre, que são mais retilíneas, com quadrados e losangos.

Os geoglifos dão a pista de que, em plena Amazônia, poderiam existir civilizações mais complexas e numerosas do que se imaginava. Os construtores dessas figuras tinham que ter conhecimentos de geometria e ser capazes de realizar grandes obras.



Leia mais notícias de Amazônia


  1. Obra em estrada leva à descoberta de cinco geoglifos em Rondônia
    Desenhos ancestrais no solo são mistério para arqueólogos. 'Seguramente há mais', diz especialista do Iphan.
  2. SÁB, 25/09/2010
  3. 07:00 | Amazonia

    Filme mostra vida em cidades fronteiriças cercadas pela floresta amazônica
    Diretora brasileira morou na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Documentário destaca cotidiano de personagens urbanos.
  4. SEX, 24/09/2010
  5. 13:51 | Amazonia

    Porção continental de Belém tem menos de 15% de florestas originais, diz estudo
    Ilhas da capital têm 32,6% de mata derrubada; taxa é maior no continente. Estudo avaliou fragmentos de floresta na área metropolitana de Belém.
  6. 10:41 | Amazonia

    Queimadas matam animais e assustam moradores em cidades de MT
    Estado teve 3 mil focos de incêndio nesta quinta (23), segundo Inpe. Em Marcelândia, moradores tentam apagar fogo com baldes d'água.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

HISTÓRIAS, LENDAS E CONTOS (TEMA DO PROJETO: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES) E PROPOR UMA ATIVIDADE USANDO MATERIAL ESCOLHIDO.

           Através da história em quadrinhos utilizaremos materiais para criação de uma pequena televisão manual.
Materiais necessários:
1) Caixinha de papelão; 02 lápis de madeira; Tesoura sem ponta; Cola; Papel Sulfite; Lápis de cor.

1º passo: Ler a história para todos os alunos;
2º passo : Recortar o papel sulfite em tiras médias e desenhar passo a passo em quadrinhos toda a história e pintá-la.
3º passo: Com a tesoura cortar um quadrado na frente da caixinha, na mesma proporção das tiras da história em quadrinhos.
4º passo: Encaixar um lápis na parte superior da caixinha e o outro lápis na parte inferior da caixinha.
5º passo: Colar o início da tira com a história no primeiro lápis e enrolar; e o final da história colar no outro lápis.
6º passo: Finalizado o processo girar o lápis para que seja passado quadrinho por quadrinho da história.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM A SEREM TRABALHADOS NO PROJETO

             Nosso objetivo é desenvolver métodos resolutivos de aprendizagem que possibilitem uma melhor absorção de conhecimento para com os nossos pequeninos. Para isso nós iremos desenvolver este projeto envolvendo práticas pedagógicas e habilidades para utilização destas tecnologias.
            Utilizar objetos do dia-a-dia( materiais recicláveis,por exemplo) para fabricação de brinquedos pedagógicos, porém utilizando as novas atualidades tecnológicas.
            Portanto, através deste projeto conseguiremos possibilitar aos nossos alunos uma autonomia na busca e no tratamento das informações recebidas.   

TRABALHANDO COM PROJETOS: PROBLEMATIZANDO O TEMA DO BLOG (PEDAGOGIA EDUCANDO COM AMOR).

1) No tema Pedagogia Educando Com Amor o que iremos aprender?
2) E como iremos aprender?
3) Durante as aulas vamos aprender com brinquedos?
4) Haverá passeios, festas, com nossos coleguinhas?
5) Como se educa com amor?
6) O que é o amor?
7) Vamos criar os nossos próprios brinquedinhos?
8) Iremos usar o computador?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

TENDÊNCIAS NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO.

1) O Projeto didático é um recurso pedagógico que proporciona um aumento na eficiência e na qualidade de execução no ensino aprendizagem. Para isso é preciso está interligado á realidade da educação de educadores e alunos. O projeto é voltado para a busca da resolução e superação dos limites, imposto pela decadência no ensino.

2) O trabalho com projetos se dá com a ligação dos conhecimentos que envolvem perguntas e respostas em diferentes áreas. A interdisciplinaridade é uma questão global, pois ela assume uma postura de favorecimento de análise de temas para a formação e compreensão da realidade tornando-se crítica e dinâmica.

3) Para a escolha do tema é preciso observar as seguintes questões:
a) Duração de projeto;
b) Sua finalidade deve ser exposta e conhecida por todo o grupo;
c) Tomada de decisões com ideais voltados para com a responsabilidade de todos, onde haja a necessidade da coletividade em concluir o projeto.

4) Absolutamente, pois é ela que nos garante uma visão globalizada em várias áreas e disciplinas.

5) Sim, pois os processos de aprendizagem e desenvolvimento que são adquiridos com a interdisciplinaridade serão usados em determinadas competências nos trabalhos com projetos que irão ser realizados futuramente.

6) Há diferentes formas de se fazer uma avaliação, sendo que é indiscutível a necessidade da existência de pensar e refletir sobre assuntos já visto, visando seus pontos positivos e negativos com uma visão crítica construtiva para que se tenha um melhor desempenho no futuro.  

7) A duração do projeto é muito relativa, pois, será de acordo com a escolha do tema, seu desenvolvimento e a obtenção da conclusão apresentando resolução mútua.  

8) Mostrando a realidade do nível de conhecimento e aprendizado de quem utiliza estes métodos mostrando e contrapondo que os outros alunos que recebem somente aulas expositivas, vêem a aprendizagem apenas como aumento de alguns conhecimentos e como memorização de modo abstrato de compreender a realidade.